segunda-feira, 10 de março de 2008

Oficina da Criatividade – Espaço de vida no Hospital São Pedro

Fui até o Hospital Psiquiátrico São Pedro, conferir o trabalho realizado pela Oficina da Criatividade. Segundo a Giselle, coordenadora da Oficina, esta foi criada com referência o trabalho de Nise da Silveira no Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro - Inconformada com os tratamentos agressivos utilizados na época, Nise da Silveira, a psiquiatra que revolucionou os métodos de atendimento ao portador de transtornos mentais no Brasil, recusava-se a apertar o botão do eletrochoque - e, inspirada em seu legado, em 1990 foi implantada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, a Oficina de Criatividade, hoje chamado Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira.

Foto da Gisele Silva Sanches piscóloga coordenadora da Oficina de
Criatividade. Incansável na luta diária de vencer dificuldades, falta de
recursos, coordenação de oficinas a comunidade e contratação de
estágiários.

Nos anos 80, os movimentos sociais da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica e a implantação do Sistema Único de Saúde trouxeram novos conceitos e relações no atendimento à saúde mental. Assim o Núcleo faz parte da rede de atenção a saúde mental - -como um dispositivo de criação e de vida, servindo como um espaço de troca, convivência e resgate da dimensão subjetiva. As oficinas podem ser tomadas como uma atividade coletiva, remetendo seus participantes, através do ato criativo, à convivência com o social, havendo acolhimento imediato do usuário que busca o Núcleo.
Entre as atividades desenvolvidas, estão o desenho, a pintura, a colagem, os bordados e a modelagem. A Oficina possui imenso acervo, todo catalogado, que serve como referência no acompanhamento da evolução dos pacientes.

Foto: A assutadora lâmpada é o resquício da antiga
sala de cirurgia,que hoje abriga parte do acervo da Oficina

Uma parcela significativa dos usuários ainda é de moradores e egressos do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Alguns estão em processo de reinserção social em residenciais terapêuticos. Uma parcela significativa dos usuários ainda é de moradores e egressos do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Estes usuários trazem a história de longas internações psiquiátricas, muitos deles moradores há mais de 15 (alguns há 50 ) anos no HPSP, com dificuldades de locomoção e deficiências (visuais, mentais, auditivas e físicas). Muitos estão em processo de reinserção social em residenciais terapêuticos. As crianças e os adolescentes atendidos no Núcleo são divididos em dois grupos. Um grupo é da unidade de internação e o outro grupo é aberto, com participação de crianças e adolescentes em atendimento ambulatorial e da comunidade. As crianças e adolescentes que estão internadas possuem, em sua maioria, diagnóstico de transtornos mentais severos e persistentes e participam nas oficinas durante o período de internação. Após a alta, podem continuar freqüentando o Núcleo.

Foto: Cantinho de Luís Guides, interno de 82 anos há 18 anos frequentador da Oficina... Chegou ao Hospital com 18 anos.

Reportagem e fotos de Clau Sieber.

Nenhum comentário: